Empreendedor brasileiro é o que mais dá importância para as redes sociais, aponta pesquisa inédita

10/09/2025
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Entre 51 países, o empreendedor brasileiro é o que mais considera importante o uso de redes sociais (89%) e ferramentas de análises de dados (71%) para o próprio negócio. Ele também é um dos que mais pretendem investir em tecnologias digitais. Segundo pesquisa inédita, 80% dos Empreendedores Iniciais planejam utilizar mais tecnologias digitais nos próximos 6 meses. Além disso, 60% deles se preocupam com o uso de inteligência artificial e 69% com computação em nuvem para melhorar a estratégia da empresa.

Os resultados estão na Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, que ouviu empreendedores de 51 países e que no Brasil é realizada com apoio do Sebrae. Essa é a principal pesquisa sobre a evolução do empreendedorismo no mundo. O trabalho identifica fatores críticos que contribuem ou inibem a iniciativa empreendedora, em cada país.

É preciso que os modelos econômicos das grandes plataformas sejam cada vez mais integrados comercialmente, para que elas possam produzir um ambiente favorável fundamental na globalização, inclusive para os pequenos negócios.

Décio Lima, presidente do Sebrae

“A inovação, a sustentabilidade e a inclusão são conceitos que não tem mais volta. Percebemos que, quando a pequena economia entra no cenário de inovação e digitalização, ela amplia oportunidades, com isso mais empregos e renda”, completa Décio.

Análises e resultados

Segundo Décio, um empreendimento não consegue sobreviver a longo prazo se não tem equilíbrio financeiro, principalmente no aspecto do fluxo de caixa e dos investimentos de curto, médio e longo prazo. Por isso, a preocupação com a análise de dados está diretamente ligada à análise financeira.

A análise de dados é um dos aspectos mais importantes onde a IA pode contribuir com os pequenos negócios, destaca o presidente do Sebrae. “A informatização, de uma forma geral, pode contribuir para o melhor e mais eficiente controle das informações do empreendimento, principalmente as informações financeiras”, afirma.

“É necessário ter uma previsão sobre os recursos que são necessários e sobre sua aplicação. Onde vai aplicá-los, como será a distribuição ao longo do tempo. Então, toda a gestão financeira ganha muito com análise de dados”, reforça.

O estudo será apresentado em detalhes e dados inéditos no seminário “Inteligência Artificial e os Pequenos Negócios”, evento gratuito e online, que acontece no dia 11 de setembro, às 9h. O encontro contará com especialistas do Sebrae, Anegepe, Google e Gartner, trazendo insights sobre tendências e oportunidades no setor.

O encontro será composto por quatro palestras do Sebrae, além dos parceiros do grupo Gartner e da Google. As inscrições podem ser realizadas pelo formulário disponível no site e será emitido um certificado de participação. Confira a programação:

9h | Abertura
9h10 | Palestra: “Inteligência Artificial na Pesquisa GEM 24-25”
Palestrante: Marco Aurélio Bedê (Sebrae)
9h40 | Palestra: “Tendências de IA para Pequenos Negócios”
Palestrante: Alexandre Nunes (GARTNER Group)
10h15 | Palestra: “Aplicações práticas de IA para Pequenos Negócios”
Palestrante: Eitan Blanche (Google)
11h15 | Palestra: “IA no Data Sebrae”
Palestrante: Caroline Moraes da Cruz

 


Fonte: Agência Sebrae